terça-feira, 15 de março de 2016

Páscoa da Irmã Maria de Jesus







AVÉ MARIA!




Páscoa da Irmã Maria de Jesus Calvo Ariño
Mosteiro Mater Dei - Nampula - Moçambique

Hoje, dia 10 de Março de 2016, adormeceu no Senhor a nossa querida Irmã Maria de Jesus Calvo Ariño e nós, as suas Irmãs, confiamos que, ao despertar, contempla já FACE A FACE, AQUELE A QUEM AMOU E SE ENTREGOU

Palmira Calvo Ariño, nome de baptismo, nasceu em Miravete de la Sierra, Teruel,  Espanha, a 10 de Novembro de 1934.
 
Quarta filha de nove irmãos, sentindo-se chamada a seguir o Senhor, com 18 anos, comunicou a um sacerdote ancião que lhe deu uma lista de congregações para escolher. Ela disse ao padre que escolhesse as que fossem mais pobres.

Assim, a 18 de Março de 1954, entrou nas Servas de Santa Maria, em Madrid, cujo convento fora destruído na guerra civil espanhola, pelo que estavam hospedadas numa casa religiosa.

Iniciando seu noviciado, foi lhe atribuído, segundo o costume daquele tempo, o novo nome de Maria de Jesus.

 Em 1973, com 38 anos, ofereceu-se como voluntária para a fundação em Nampula, Moçambique, para onde partiu, juntamente com mais quatro monjas, em Julho do mesmo ano. Depois de muitas aventuras na viagem, sobretudo de espera, em Portugal, da autorização do governo, ainda o colonial de Lisboa, chegaram a Nampula a 17 de Dezembro de 1973.

Dentro deste espírito de doação e serviço, ocupou os cargos de Vigária, Ecónoma e Mestra de noviças, tendo por primeira e última vez, doze delas.
Durante toda a sua vida consagrada destacou se por sua piedade, fidelidade e coerência na sua vocação, estando sempre disponível para servir a todas as monjas que dela precisassem, particularmente na costura, de que era verdadeira artista.

O seu santo exemplo perdurará para sempre no coração de todos os que a conheceram. Perseverante na oração, austera na alimentação e nos seus haveres (sendo encarregada da roupa, tudo usava remendado).Obediente e verdadeira irmã de todas e cada uma, tendo grande delicadeza para com os pobres e as crianças órfãs.

Dia 18 de Março, cumpriria 62 anos de vida monacal e, em Setembro, celebraria 60 anos de consagrada.

Começou a ficar doente em Janeiro, com febres contínuas e partiu sem se encontrar a causa dessas febres. Assim partiu para Deus, porque Ele, mais uma vez, pronunciou seu nome para  a VIDA EM PLENITUDE. O Senhor lhe disse hoje: ” Vem esposa de Cristo, recebe a coroa, que EU  te preparei desde toda a eternidade”.

Vai nossa Irmã! Entra na alegria do teu e Nosso Senhor!

Ajuda-nos na nossa caminhada para Ele, para que possamos ser fiéis e corajosas nas adversidades, alegres na Esperança que jorra da sua presença nas nossas vidas, perseverantes até ao fim, sem condições, sabendo que no fim da caminhada seremos examinadas no AMOR.

Sabemos que a partir de agora a tua presença na comunidade será mais plena e fecunda do que o foi na terra.

Apresenta a Jesus as preocupações das nossas comunidades, nesta peregrinação terrestre.

Pede a Bênção para toda a família que hoje chora esta separação temporal desde longe, embora louvem a Deus pelo exemplo da tua vida.

Com Jesus, a Santíssima Virgem e os Santos, prepara-nos o nosso lugar na Glória Trinitária, no coração de DEUS, para celebrarmos juntas, um dia, a festa do Amor Eterno.

Até já!
                                 TUAS IRMÃS SERVAS DE SANTA MARIA

Sem comentários:

Enviar um comentário